Capela Santo Afonso

HISTÓRIA: Capela Santo Afonso

 

No dia 01 de agosto, a Congregação do Santíssimo Redentor, no qual os padres redentoristas fazem parte, está em festa. Isso porque nessa data se festeja o dia de Santo Afonso.
Em nossa paróquia temos uma capela que comemora essa data de forma muito especial, por ter Santo Afonso como seu padroeiro. É a Capela Santo Afonso, que comemora com muito louvor e alegria a data desse santo tão querido em nossa comunidade.
A pequena comunidade começou a se formar em 1974, com o senhor Demerval, por meio do movimento de Cursilho, da Arquidiocese de Goiânia. Na época as celebrações eram feitas no Centro Comunitário do Setor Esplanada do Anicuns, sob a sombra de uma frondosa mangueira. Em 1984, começaram os festejos a Santo Afonso.
A festa durava nove dias, onde eram feitas as novenas em louvor ao padroeiro. As celebrações eram realizadas nas casas dos membros da comunidade e a famosa quermesse nas ruas próximas ao Centro Comunitário. Foi também em 1984 que começaram as obras para a construção da capela. O lote foi adquirido com muito esforço e toda a comunidade começou a trabalhar para angariar fundos para a construção da capela. “Na época tudo que tínhamos cabia em uma maletinha preta: um cálice e uma toalha de mesa branca. A comunidade existia por sua união e fraternidade”, diz dona Tininha,
que participa desde a sua fundação. Depois de construída a igreja, começaram as obras para a construção do salão da capela, onde se realiza a quermesse da festa de Santo Afonso, que é celebrada todos os anos no início do mês de agosto. Dia 01 de agosto é a festa litúrgica de Santo Afonso Maria de Liguório, padroeiro desta comunidade. A Capela é pequena, comporta aproximadamente 120 pessoas, mas é bastante acolhedora.
Atualmente a capela conta com um grupo da Renovação Carismática que se reúne todos os domingos às 19h30, um grupo de liturgia (que é responsável pela organização das celebrações), a pastoral do dízimo, o grupo de ministros da eucaristia, uma turma de pré-eucaristia, que se reúne todos os sábados e o famoso grupo de rua, que é responsável pela organização da festa dos movimentos de rua, como a Novena de Natal. A missa na comunidade é celebrada todos os domingos, às 9h30 da manhã.
Todos os grupos da capela contam com a alegria de seus membros. “Temos orgulho de ser uma comunidade alegre e unida. Tudo o que fazemos é com muito carinho e com a participação de todos”, comenta dona Iara juntamente com dona Iolanda, Francisca, Vânia e Lázara, que fazem parte da comunidade.
Capacidade Cap. Santo Afonso: 140 pessoas

"Jesus Cristo, morrendo, apagou nossa condenação com seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna."

Santo Afonso Maria de Ligório

Horário de Missas

5ª feira 19:30  

Domingo 09:30

.

Festa da Comunidade

Dia

-

Aviso

-

-

 

"Galeria de Fotos"

Faça uma  doação, e continue ajudando nossa Igreja

Arquidiocese de Goiânia - Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Matriz de Campinas

 CAIXA ECONÔMICA 

Agência: 0013

Operação: 003

Conta: 2907-1

©2020 por Matriz de Campinas. By.HS-Comunicação